Mutirão de limpeza recolhe de sacola plástica a aparelho de telefone na Praia Vermelha, Zona Sul do Rio
Grupos se dividiram na faixa de areia e mergulhadores e pessoas de stand paddle fizeram a limpeza no mar. Dos 30 kg de lixo recolhidos, 7 kg estavam na água.
Um mutirão de limpeza realizado na Praia Vermelha, Zona Sul do Rio, na manhã deste domingo (16), retirou cerca de 30 kg de lixo na areia e no mar. Entre o material coletado havia até aparelho de telefone fixo.
Grupos se dividiram na faixa de areia e mergulhadores e pessoas de stand paddle fizeram a limpeza no mar. Do total de lixo coletado, 7 kg estavam na água. Foram encontrados os mais diversos tipos de objetos, como escova de dente, celular, aparelho de telefone fixo, vários brinquedos, material de construção, chaves de fenda, velas de ignição de carro usadas como chumbada para pesca, linhas de pesca e sacolas plásticas.
Participaram da ação equipes do projeto Meros do Brasil, projeto Verde Mar, Secretaria de Meio Ambiente, projeto Standupet (stand up paddle), Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores do Departamento de Oceanografia da Uerj.
Mutirão de limpeza recolhe lixo na Praia Vermelha
De acordo com os organizadores do mutirão, setembro foi escolhido como o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia. O objetivo das ações é conscientizar a sociedade sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos que vão parar nos rios e oceanos.
No sábado (15), voluntários participaram da campanha Mares Limpos, da ONU/Meio Ambiente, em praias de vários estados do país. No Rio, grupos de limpeza vão percorreram a orla da Zona Sul para recolher o lixo da areia e deixar uma mensagem importante: se continuarmos com o descarte irregular, em poucos anos os oceanos terão mais plásticos do que peixes.
Voluntários participam de mutirão para limpeza da Praia Vermelha, na Urca, Zona Sul do Rio — Foto: Divulgação
Voluntários encontraram até mesmo um aparelho de telefone fixo em meio ao lixo recolhido na Praia Vermelha — Foto: Divulgação/Projeto Meros do Brasil
Voluntários separam o lixo recolhido na Praia Vermelha — Foto: Divulgação/Projeto Meros do Brasil
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!