13

Apple cria robô para desmontar iPhones e ajudar na reciclagem de peças

A Apple revelou nesta segunda-feira, antes do anúncio do iPhone SE e da versão compacta do iPad Pro, um robô, chamado Liam, criado para desmontar iPhones fora de uso (danificados ou descartados pelos consumidores), com o intuito de reciclar e reutilizar alguns materiais internos importantes, feitos de alumínio, cobre, estanho, tungstênio, cobalto e até ouro e prata, de acordo com a Apple. A máquina consegue desmanchar o smartphone da companhia em apenas 11 segundos, separando cada peça do produto. O robô da empresa demorou quase três anos para ficar pronto.

O sistema tem 29 braços robóticos instalados como uma máquina industrial – bem parecida com as tecnologias de linhas de montagem. Cada um desses braços trabalha com uma peça diferente, podendo guardar os materiais retirados de forma organizada. Por enquanto, o robô funciona apenas na sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia. Mas a empresa afirma que um segundo robô está sendo instalado em outra sede da Apple na Europa.

A vice-presidente de meio ambiente, políticas e iniciativas sociais da Apple, Lisa Jackson, disse que o sistema robótico deve impulsionar o setor a reciclar mais e que haverá uma necessidade de investimento neste tipo de tecnologia. “Precisamos de mais pesquisa e desenvolvimento se quisermos concretizar a ideia de uma economia circular dos eletrônicos”, disse. A Apple estima desmontar e reciclar cerca de 1,2 milhão de iPhones até o fim deste ano.

(fonte: http://veja.abril.com.br/tecnologia/apple-cria-robo-para-desmontar-iphones-e-ajudar-na-reciclagem-de-pecas/)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>